O papelão ondulado é a principal matéria-prima de caixas e embalagens, principalmente quando o mercado busca custo-benefício e segurança no transporte de itens.
Além disso, o papelão é um produto facilmente reciclável, o que o torna uma excelente escolha para quem busca preservar o meio ambiente.
Mas, afinal, do que é feito o papelão ondulado? Quais são suas características, tipos e composição? Vamos falar um pouco mais sobre este assunto no artigo de hoje. Acompanhe:
O processo de fabricação das Embalagens de Papelão Ondulado
A fabricação de embalagens produzidas com papelão ondulado é um processo complexo e que depende de diversos fatores para garantir a preservação do meio ambiente.
Mas, entre as principais etapas, podemos destacar:
- Reciclagem dos papéis;
- Processamento da massa de papéis até formar o papelão;
- Corte e vinco das chapas de papelão;
- Colagem e fechamento de embalagens.
Estrutura e Composição
O papelão ondulado possui uma estrutura dividida em três partes principais: duas capas e um miolo, que são fabricadas a partir da união de diferentes composições de papéis.
Entre os principais tipos de papéis responsáveis pela fabricação do papelão ondulado estão:
- Kraft;
- Branco;
- Reciclado.
Independentemente do tipo de papel, o principal fator para criar uma embalagem de papelão de excelente é a qualidade das fibras desses papéis que serão utilizados para a confecção do papelão.
De maneira geral, os papéis com as melhores fibras são utilizados para as capas, enquanto aqueles com fibras inferiores são determinados para a composição do miolo.
Tipo de Ondas
Além da qualidade do papel utilizado para a fabricação do papelão ondulado, outro fator importante é o tipo de ondas que a chapa de papelão terá.
Isso porque, as ondas estão relacionadas com a altura que o miolo terá, e pode influenciar diretamente a taxa de empilhamento e resistência da embalagem final.
No mercado nacional, trabalha-se com os seguintes tipos de ondas:
- B: onda baixa, com altura entre 2,30 e 2,65mm;
- C: onda alta, com altura entre 3,50 e 3,90mm;
- BC: onda tripla, com altura média de 7mm.
Existem ainda outros tipos de ondas menos comuns, como:
- Micro-ondas: altura entre 0,30 até 1,40mm apenas.
- Ondas duplas e triplas para embalagens grandes (parecidas com containers): altura podendo atingir até 7mm.
Qual a diferença entre papelão ondulado e micro-ondulado?
A principal diferença entre os dois tipos de ondas é que as embalagens fabricadas com perfis de micro-ondas possuem um acabamento mais fino e sofisticado.
As chapas de papelão micro-ondulado são ideais para empresas que buscam beleza e delicadeza em suas embalagens, pois podem receber a impressão flexográfica.
Alguns dos ramos que utilizam embalagens com papelão micro-ondulado são empresas de cosméticos e beleza, mercado farmacêutico, brinquedos, entre outros.
Por que apostar em embalagens de papelão ondulado?
A verdade é que o papelão é um material bastante flexível, e que pode atender às mais diversas necessidades de mercado.
Dentre as principais vantagens em comprar embalagens de papelão estão:
- Custo-benefício: o papelão ondulado oferece melhor valor em relação a outros tipos de materiais para embalagens (como madeira, por exemplo);
- Fácil estocagem: a maleabilidade e possibilidade de dobras e vincos que as embalagens de papelão oferecem tornam a guarda desse produto mais fácil;
- Consciência ambiental: por ser um material facilmente reciclável, as embalagens de papelão podem ser sempre reutilizadas, e não geram impactos negativos para a natureza.
Conheça a Larifér Embalagens
Somos a Larifér: uma fábrica de embalagens de papelão ondulado, com experiência de mais de uma década atendendo clientes dos mais variados nichos e setores da economia.
Seu negócio precisa de uma embalagem de papelão dentro do padrão ABPO ou desenvolvida do zero? Conte com a Larifér, somos especialistas em encontrar a melhor solução para cada projeto.
Fale com um de nossos consultores agora. 📞 (11) 3405-0700